INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE ASPERGER NA ESCOLA REGULAR

Autores

  • Daniela Cestari Mello FAculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1884

Resumo

RESUMO: Este estudo buscou apresentar as percepções encontradas no processo de inclusão de um aluno com Síndrome de Asperger em uma escola regular. É utilizado como método de investigação o Estudo de Caso, contemplando uma abordagem qualitativa. A Síndrome de Asperger é uma condição de múltiplos fatores biológicos, genéticos, ambientais e sociais. Esse conjunto de fatores contribui para alterações do desenvolvimento, da socialização, imaginação, e comunicação. Os dados obtidos na pesquisa apontam as dificuldades na aplicação da legislação da inclusão escolar. Na prática os educadores descrevem suas dificuldades em implementar a política de inclusão escolar. A formação docente deve contemplar conhecimentos a cerca singularidades dos alunos com necessidades educativas especiais. Crianças com SA apresentam dificuldades de interações sociais, no entanto mesmo com esta limitação, o referido aluno tratado neste estudo se beneficiou da inclusão escolar, ocorreu um aumento e melhora em suas relações sociais com outros alunos, prática de exercícios físicos. A inclusão escolar proporciona experiências positivas tanto para os alunos com necessidades educativas especiais, para sua família e para a própria comunidade escolar. O pedagogo e outros educadores são os principais agentes evolvidos nesta inclusão, por isto é concreta a necessidade de estudos que retratem experiências de inclusão escolar. Palavras chaves: Pedagogia , Síndrome de Aspeger , Inclusão Escolar.

Biografia do Autor

  • Daniela Cestari Mello, FAculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Educação

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Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Como Citar

INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE ASPERGER NA ESCOLA REGULAR. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 240. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1884