ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Renata Maria Pontes Cabral de Medeiros Unesp Franca - Programa de Pós Graduação em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas - PAPP
  • Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1957

Resumo

Este artigo se propõe a analisar as estratégias de alfabetização na educação especial na área da deficiência intelectual. Como objetivos foram postos um aprofundamento com bases científicas e empíricas sobre como o processo de alfabetização, e consequentes intervenções no campo das estratégias para alfabetização destinadas aos deficientes intelectuais. A metodologia utilizada foi o estudo de caso. Foram analisados dezesseis alunos, todos frequentando Escola Municipal e a Sala de Recursos. O estudo traz as principais características de deficiência intelectual, os métodos de alfabetização que fundamentam essa proposta e sua aplicabilidade. Na finalização da pesquisa são demonstrados os resultados obtidos e a importância dos processos alternativos na área da deficiência intelectual com propósito de impedir que tentativas fracassadas interfiram na motivação de aprendizagem da leitura e escrita desses alunos.

Biografia do Autor

  • Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade
    Unesp Franca - Programa de Pós Graduação em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas - PAPP

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Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 251. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1957