CARACTERÍSTICAS CONSIDERADAS COMO RELEVANTES EM UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO: UMA AVALIAÇÃO CONTRASTANDO A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO (SENSO COMUM) E DOS PRÓPRIOS EMPREENDEDORES

Autores

  • Flávio Antonio C. Casaroti Fundação Educacional de Ituverava
  • Luciano Batista Fundação Educacional de Ituverava
  • Eduardo Garbes Cicconi Fundação Educacional de Ituverava
  • Carlos Alberto Grespan Bonacim Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.105

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Rede de Relacionamentos, Empreendedor.

Resumo

O objetivo desse estudo foi de realizar uma investigação a cerca das características percebidas como fundamentais em um empreendedor. Para tanto, conduziu-se inicialmente uma revisão da literatura em que se observaram as características consideradas como relevantes em um empreendedor de sucesso. A partir do levantamento destas características, pode-se realizar uma avaliação contrastando (objetivo secundário) a percepção – sobre os fatores condicionantes do sucesso – da população (senso comum) e dos próprios empreendedores. Como resultados, verificou-se como principal característica apontada tanto na pesquisa de opinião pública quanto nas entrevistas com os empreendedores: estabelecer e manter uma rede de relacionamentos sólida como base primordial para o bom andamento de um empreendimento e diferencial dos empreendedores. O estudo de também destacou fatores importantes como a qualidade e aprendizagem contínua na evolução do empreendimento e criação de novas oportunidades.

Downloads

Publicado

27.11.2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARACTERÍSTICAS CONSIDERADAS COMO RELEVANTES EM UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO: UMA AVALIAÇÃO CONTRASTANDO A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO (SENSO COMUM) E DOS PRÓPRIOS EMPREENDEDORES. (2008). Nucleus, 5(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.105

Artigos Semelhantes

91-100 de 1171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)