BIOATIVIDADE DO EXTRATO DE ATEMOIA (Annona cherimola x A. squamosa) SOBRE Ascia monuste orseis (GODART, 1818)

Autores

  • Alana Juliete da Silva Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Aline Marielle de Souza Rocha Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves-Gervásio Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Moisés Felix de Carvalho Neto IMAFLORA - Instituto de Manejo e certificação Florestal e Agrícola
  • Suzana Vieira Rabêlo Universidade Federal Rural do Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2805

Palavras-chave:

curuquerê-da-couve, inseticida botânico, Annonaceae

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do extrato hexânico da parte aérea de atemoia sobre o consumo foliar e mortalidade larval de Acia monuste orseis (Latreille, 1818) (Lepidoptera: Pieridae). Para os testes de bioatividade foram realizados dois experimentos, sendo o primeiro com extratos nas concentrações de 0%; 0,2%; 0,4%; 0,6% e 0,8% e o segundo com extratos em concentrações maiores (0%, 1%, 2%, 3% e 4%). No primeiro teste, além da mortalidade, foi avaliado o consumo foliar pelas lagartas. Em ambos os testes foram utilizadas lagartas de segundo instar e as avaliações da mortalidade foram feitas após 48h, verificando-se o numero de insetos mortos em função da alimentação com folhas tratadas. O consumo foi avaliado pela determinação de área foliar consumida por meio do software ImageJ. Os experimentos foram conduzidos em delineamento de blocos inteiramente casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições e os dados foram submetidos à análise de variância e estudo da regressão. Os resultados apontaram a atemoia como uma alternativa de controle para A. monuste orseis, visto que houve mortalidade significativa e redução no consumo foliar em lagartas que se alimentaram nos discos foliares tratados.

Biografia do Autor

  • Alana Juliete da Silva Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco
    Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Aline Marielle de Souza Rocha, Universidade Federal do Vale do São Francisco
    Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves-Gervásio, Universidade Federal do Vale do São Francisco
    Graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2003). Atualmente é professora associada da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia e Experimentação Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo integrado de pragas e uso de plantas inseticidas.
  • Moisés Felix de Carvalho Neto, IMAFLORA - Instituto de Manejo e certificação Florestal e Agrícola
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2009). Curso de Aperfeiçoamento em Agricultura Familiar e Sustentabilidade dos povos do campo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA (2011) por meio da pedagogia e metodologia de alternância. Especialista em Metodologias Participativas Aplicadas à Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2015). Mestre em Agronomia - Produção Vegetal com ênfase em Manejo Ecológico de Pragas numa perspectiva agroecológica também pela UNIVASF (2016).
  • Suzana Vieira Rabêlo, Universidade Federal Rural do Pernambuco
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2010) e mestrado em Recursos Naturais do Semiárido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014). Atualmente é aluna de doutorado no Programa da Rede Nordeste de Biotecnologia, pela Universidade Federal Rural do Pernambuco, área de concentração em Biotecnologia de Recursos Naturais, e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Plantas Medicinais, da UNIVASF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica e de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento e determinação estrutural de metabólitos secundários com atividade biológica e potencial de utilização farmacêutica.

Downloads

Publicado

31.10.2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BIOATIVIDADE DO EXTRATO DE ATEMOIA (Annona cherimola x A. squamosa) SOBRE Ascia monuste orseis (GODART, 1818). (2018). Nucleus, 15(2), 311-318. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2805

Artigos Semelhantes

41-50 de 984

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.