JOVENS COMO FOCO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.2981Palavras-chave:
Juventude, Educação Profissional, PROEJAResumo
A partir dos anos 2000, a temática juventude adentra com maior ênfase na sociedade brasileira. Entretanto, a análise das políticas públicas destinadas aos jovens no período entre 1995 e 2002, no âmbito federal, evidencia que não há consenso acerca de quem são esses sujeitos. Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, as políticas de educação profissional ganham destaque e os jovens passam a ser o principal público-alvo. Partindo desses pressupostos, este estudo, de cunho bibliográfico, intenciona apresentar de maneira sucinta o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, que tem como público-alvo jovens e adultos, refletindo sobre as representações que “trabalho” e “educação” assumem no modo de produção capitalista, bem como sobre o impacto de tais representações na vida dos jovens. As reflexões aqui apresentadas apontam para um “apagamento” do PROEJA com o surgimento do Pronatec, consequência do direcionamento de investimentos, que se tornou maior com a implantação desse novo Programa. Espera-se suscitar debates e reflexões acerca da temática, retomando questões sobre educação e capital e sua relação com a empregabilidade sem, contudo, trazer certezas e finalizações.Downloads
Publicado
31.10.2018
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Artigos
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JOVENS COMO FOCO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. (2018). Nucleus, 15(2), 109-117. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2981