ERGONOMIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DA GINÁSTICA LABORAL

Autores

  • Ciro Henrique de Araújo Fernandes Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Pedro Vieira Souza Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3598

Palavras-chave:

Ergonomia, Ginástica, Saúde.

Resumo

A Ginástica Laboral apresenta-se como uma importante ferramenta para redução de problemas oriundos da adoção de posturas incorretas nos diversos ambientes, assim como de movimentos executados de forma repetitiva e prolongada. Isto posto, o presente estudo teve como objetivo aprimorar a discussão acerca da prática de ginástica laboral e seus desdobramentos na qualidade de vida do trabalhador, sob a perspectiva da Ergonomia. Quanto aos procedimentos metodológicos comporta-se como pesquisa exploratória. O estudo permite concluir que a Ginástica Laboral contribui significativamente para promoção da qualidade de vida do trabalhador, acarretando num melhor quadro do ponto de vista da saúde do indivíduo.

Biografia do Autor

  • Ciro Henrique de Araújo Fernandes, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
    Engenheiro de Produção.
  • Pedro Vieira Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
    Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com experiência na área de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística de Distribuição e Gestão Ambiental e com produção científica nas diversas áreas da Engenharia de Produção e afins e graduação adjunta no Institut Universitaire de Technologie de Blois - IUT / Université François-Rabelais (graduação sanduiche - França). Técnico em Eletromecânica (SENAI/PE) com ênfase em usinagem e gestão da manutenção industrial.

Downloads

Publicado

31.10.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ERGONOMIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DA GINÁSTICA LABORAL. (2019). Nucleus, 16(2), 211-220. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3598

Artigos Semelhantes

1-10 de 95

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.