INTERFERÊNCIA DE Cenchrus echinatus NO CRESCIMENTO INICIAL DO ALGODOEIRO

Autores

  • Fabio Soares Pellosi 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Mateus Landin Romancini 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Vitor Thomé de Paula 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Marcus Pirri 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Welton Dias De Oliveira 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Leticia Serpa dos Santos 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.
  • Fabrício Simone Zera 1.Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES – Taquaritinga, SP. 2.UNESP-FCAV – Jaboticabal, SP.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3641

Palavras-chave:

Gossypium hirsutum L, capim-carrapicho, matocompetição

Resumo

O Cenchrus echinatus é uma planta daninha de grande importância para o cultivo do algodoeiro, tanto no início do cultivo como no final, trazendo prejuízos no produto. Portanto o objetivo do trabalho, limita-se a avaliar a interferência de plantas de C. echinatus, popularmente conhecida como capim-carrapicho, no crescimento inicial do algodoeiro. O experimento foi instalado em casa de vegetação, em delineamento experimental inteiramente casualizado, sendo as parcelas compostas por vasos de cinco litros. Os tratamentos foram com 0, 1, 2, 4 e 8 plantas de C. echinatus em competição com uma planta de algodão por vaso. Cada vaso foi devidamente feito a calagem e adubação devido as necessidades da cultura do algodão. Os parâmetros avaliados foi a altura e diâmetro do caule das plantas de algodão aos 17, 25, 32 e 38 dias após a semeadura (DAS), e a massa seca das plantas de algodão aos 38 DAS. A presença de capim-carrapicho com algodoeiro a partir de uma planta compromete o desenvolvimento da planta de algodão a partir dos 32 DAS na altura, diâmetro e massa seca das plantas de algodão. Concluiu-se que o C. echinatus interferiu no desenvolvimento inicial do algodoeiro na altura, dímetro e massa seca das plantas, e assim que aumenta o número de plantas de C. echinatus reflete no comprometimento do desenvolvimento do algodoeiro.

Downloads

Publicado

31.10.2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERFERÊNCIA DE Cenchrus echinatus NO CRESCIMENTO INICIAL DO ALGODOEIRO. (2019). Nucleus, 16(2), 337-344. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3641

Artigos Semelhantes

1-10 de 19

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)