Desempenho agronômico do rabanete sob diferentes coberturas vegetais do solo

Autores

  • Josef Gastl Filho Universidade Federal de Uberlândia (UFU) http://orcid.org/0000-0003-3492-1089
  • Millena Almeida Resende Universidade Federal de Uberlândia (UFU) http://orcid.org/0000-0003-2471-0114
  • Ismael Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ituiutaba https://orcid.org/0000-0003-3403-1051
  • Wesley Candido de Lacerda Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba
  • Marcelo Belisário da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba
  • Vanessa Aparecida Silva Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba
  • Marcelo da Silva Barbosa Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3789

Palavras-chave:

Bagaço de cana-de-açúcar, Casca de arroz, Mulching, Resíduos orgânicos, Silagem

Resumo

O aproveitamento na agricultura de resíduos orgânicos oriundos das mais variadas áreas da cadeia produtiva de alimentos é de extrema importância, tendo em vista o seu potencial poluidor e como fonte de nutrientes para o solo. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo avaliar a influência de resíduos orgânicos como cobertura morta vegetal sobre o desempenho agronômico da cultura do rabanete (Raphanus sativus L.). O experimento foi conduzido em delineamento em blocos casualizado (DBC), com 4 tratamentos (bagaço de cana-de-açúcar; casca de arroz; grama cuiabana e sobras de silagem de milho), e 5 repetições. A avaliação foi realizada 30 dias após a semeadura, quanto aos caracteres de biomassa fresca total, biomassa fresca das folhas, biomassa fresca da raiz tuberosa, produtividade comercial e relação de folhas e raízes. Foram verificadas diferenças significativas (p<0,05) entre as coberturas vegetais utilizadas em todos os caracteres estudados, com exceção da relação de folhas e raízes. Em relação à biomassa fresca da raiz tuberosa e produtividade comercial, a casca de arroz se destacou como cobertura morta vegetal, tendo apresentado os melhores resultados. O bagaço de cana-de-açúcar foi a cobertura morta vegetal que conferiu pior desempenho para os caracteres de biomassa fresca total e a biomassa fresca das folhas. Sendo assim, é possível concluir que a casca de arroz como cobertura morta vegetal proporcionou maior desempenho agronômico à cultura do rabanete, em especial aos caracteres de biomassa fresca total e de produtividade comercial que são comercialmente os mais relevantes.

Biografia do Autor

  • Josef Gastl Filho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Mestrando em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ituiutaba. Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Foi bolsista de iniciação científica Júnior do CNPq (2016-2017) na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos no setor de Agroindústria do IFTM. Foi bolsista de iniciação científica do PAPq/UEMG (2017) na área de Recursos Naturais, Ciências e Tecnologias, bolsista de iniciação científica PIBIC/FAPEMIG (2018-2019) e PAPq/UEMG (2019) na área de Melhoramento Vegetal no Departamento de Ciências Agrárias da UEMG. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de alimentos com ênfase em tecnologia de bebidas, na Área de Agronomia com ênfase em qualidade fisiológica de sementes, enraizamento de estacas nativas, genética e melhoramento vegetal.
  • Millena Almeida Resende, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Mestranda em Genética e Bioquímica com ênfase em Bioinformática.
  • Ismael Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ituiutaba
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1981) e mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1991). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Ituiutaba (Ituiutaba-MG). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: calagem, gessagem, adubação das principais culturas e produção orgânica de olerícolas.
  • Wesley Candido de Lacerda, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba
    Graduando em Agronomia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ituiutaba, Graduação em Gestão de Agronegócios pela Fundação Educacional de Ituiutaba (2007)
  • Marcelo Belisário da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba
    Graduando em Agronomia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Vanessa Aparecida Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba
    Graduando em Agronomia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Marcelo da Silva Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba
    Graduando em Agronomia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Downloads

Publicado

30.10.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desempenho agronômico do rabanete sob diferentes coberturas vegetais do solo. (2020). Nucleus, 17(2), 29-37. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3789

Artigos Semelhantes

21-30 de 1169

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.