A PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM ADOLESCENTES BRASILEIROS EM IDADE ESCOLAR E A EFETIVADE DE PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA

Autores

  • Klaus Araújo Santos Universidade do Estado de Bahia
  • Carla Beatriz da Silva Rafael Faculdade Regional da Bahia (UNIRB)
  • Osni Oliveira Noberto da Silva Universidade do Estado de Bahia http://orcid.org/0000-0001-5028-0889

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3835

Palavras-chave:

Adolescentes, Atividade física, Obesidade

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar a produção acadêmica que trata da prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes em idade escolar e a efetividade de programas de Atividade Física na Escola. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Na busca inicial foram encontrados 280 artigos, após a aplicação dos filtros restaram 129 artigos, após a leitura dos títulos permaneceram 15 artigos, após a leitura dos resumos restaram 05 artigos, lidos os textos na integra, permaneceram 05 artigos. Foi verificado que para a devida efetividade na redução da obesidade e sobrepeso através da prática de Atividade Física na escola seria necessário o aumento de aulas. Assim, cabe destacar que estudos que tratem da Efetividade de Programas de Atividade Física na Escola são de suma importância para a redução do sobrepeso e obesidade.

Biografia do Autor

  • Klaus Araújo Santos, Universidade do Estado de Bahia
    Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integrante do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).
  • Carla Beatriz da Silva Rafael, Faculdade Regional da Bahia (UNIRB)
    Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenadora e docente dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB).
  • Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado de Bahia
    Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA) e integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Downloads

Publicado

30.10.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM ADOLESCENTES BRASILEIROS EM IDADE ESCOLAR E A EFETIVADE DE PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA. (2020). Nucleus, 17(2), 409-425. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3835

Artigos Semelhantes

51-60 de 75

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.