PESQUISA EXPLORATÓRIA NO PONTO DE VENDA DE EMPRESAS MULTINACIONAIS SUPERMERCADISTAS DE RIBEIRÃO PRETO - SP
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.53Palavras-chave:
Marketing Socioambiental, Comportamento do Consumidor, Vendas no varejoResumo
Com o aumento da competitividade empresarial surgem inovações que possam tornar os produtos mais bem aceitos pela sociedade. Uma das estratégias que tem se destacado, é a da imagem da empresa socioambientalmente responsável. Sendo assim, este artigo buscou identificar se a caracterização de produtos com o denominado “selo de responsabilidade sócioambiental” exerce algum tipo de influência no processo de decisão de compra dos consumidores finais no ponto de venda. Para isto, foi realiza uma pesquisa de caráter quantitativo, no ponto de venda de duas grandes redes varejistas, por meio de questionários, em uma amostra de 324 consumidores. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores finais têm algum conhecimento sobre o tema responsabilidade socioambiental e uma parte já notou o selo. No entanto, a grande parcela destes, não consegue associá-lo a sua respectiva causa. Também verificou-se que embora considerem importante que as empresas sejam socioambientalmente responsáveis, não observam se os produtos possuem alguma coisa que caracterize este fato e poucos estão dispostos a pagar mais pela aquisição destes produtos. Aparentemente os resultados indicam que esta estratégia, abordada pelo chamado marketing socioambiental, não conseguiu surtir os efeitos almejados e novos desenvolvimentos estratégicos são necessários de modo a se atingir tais objetivos.Downloads
Publicado
25.04.2008
Edição
Seção
Artigos
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PESQUISA EXPLORATÓRIA NO PONTO DE VENDA DE EMPRESAS MULTINACIONAIS SUPERMERCADISTAS DE RIBEIRÃO PRETO - SP. (2008). Nucleus, 5(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.53