APLICAÇÃO DE ÂNGULOS CONTIDA EM LIVROS DIDÁTICOS E A PRÁTICA EM SALA DE AULA COM ALUNOS DE 7ª SÉRIE

Autores

  • Fabricio de Oliveira da Silva FFCL

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.631

Palavras-chave:

Ângulo, Geometria, Alunos de 7ª série.

Resumo

Procura-se neste Trabalho de Conclusão de Curso abordar sobre a aplicação de ângulos, contida em livros didáticos e a prática em sala de aula com alunos de 7ª série. Num primeiro momento faz-se um breve comentário sobre propostas que defendem a utilização de materiais manipuláveis para se ensinar Geometria. Em seguida apresenta-se um pequeno estudo sobre como os livros didáticos tratam o tema ensino de ângulos. Em seguida, apresenta-se o estudo realizado com alunos de uma 7ª série de uma escola do município de Igarapava (SP). Durante um semestre, a pesquisadora colheu dados mediante depoimentos, observação em sala de aula e observação em reuniões de Conselho de Classe. Foram também consultados planejamento de professores, cadernos de geometria de alunos de 7ª série e trabalhos envolvendo ângulos. As conclusões básicas a que se chegou gravitam em torno de dois pólos complementares: os professores informantes, em sua ampla maioria, demonstraram um conhecimento escasso de como melhorar o conhecimento do aluno com relação ao conceito de ângulo, a fim de que estes compreendam as propriedades das figuras e das relações geométricas; ou seja, a prática desses professores, também majoritariamente, afasta-se das orientações que devem ser fornecidas aos alunos de 7ª série, na aplicação de ângulos. Foi possível constatar que o ensino de conceito de ângulo merecia uma atenção especial, por ser fundamental para a compreensão da maioria das propriedades das figuras e das relações geométricas que o ensino formal pretende fornecer aos educandos, na escola.

Biografia do Autor

  • Fabricio de Oliveira da Silva, FFCL
    Matemática ensino fundamental

Downloads

Publicado

27.04.2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

APLICAÇÃO DE ÂNGULOS CONTIDA EM LIVROS DIDÁTICOS E A PRÁTICA EM SALA DE AULA COM ALUNOS DE 7ª SÉRIE. (2012). Nucleus, 9(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v9i1.631

Artigos Semelhantes

21-30 de 1177

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.