ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO DE FEZES DE CÃES, POR HELMINTOS COM POTENCIAL ZOONÓTICO, DE AMOSTRAS COLETADAS EM PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE GUARÁ-SP.

Autores

  • Maria Olívia Baret Americano Silva Faculdade Dr. Francisco Maeda
  • Aline Gomes de Campos

Resumo

Grande parte das doenças parasitárias são zoonóticas, e seus agentes causadores utilizam os animais domésticos para o desenvolvimento do seu ciclo de vida. Devido à falta de tratamento dessas doenças em cães e gatos domesticados ou errantes, assim como ao fato de os mesmos evacuarem em locais públicos, em especial nas praças públicas, existe o risco da transmissão por contato direto dessas doenças ao homem. O presente trabalho objetivou avaliar a ocorrência dessas doenças em fezes de cães colhidas de praças públicas no município de Guará-SP. Um total de 35 amostras foram colhidas de 7 praças, e encaminhadas ao Laboratório de Análises Clínicas para realização dos métodos de McMaster e Hoffman. Após a análise pela microscopia óptica, foram identificadas três espécies zoonóticas de helmintos: Ancylostoma sp, Toxocara sp e Strongylus sp.

Biografia do Autor

  • Maria Olívia Baret Americano Silva, Faculdade Dr. Francisco Maeda
    Medicina Veterinária

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Como Citar

ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO DE FEZES DE CÃES, POR HELMINTOS COM POTENCIAL ZOONÓTICO, DE AMOSTRAS COLETADAS EM PRAÇAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE GUARÁ-SP. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://mail.nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3116

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>