MÉTODO OSCILOMÉTRICO PARA CLASSIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM CÃES

Authors

  • Karoline Camila Valeriano Faculdade Dr. Francisco Maeda- FAFRAM
  • Aline Gomes Campos Faculdade Dr. Francisco Maeda
  • Cleber Jacob Paula Faculdade Dr Francisco Maeda
  • Rosangela Kiyoko Jomori Bonichelli

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1715

Abstract

A pressão arterial sistêmica leva o sangue com nutrientes e elimina resíduos metabólitos no organismo. Seu aumento é chamado de hipertensão arterial sistêmica, sendo inicialmente assintomático lesionando progressivamente órgãos alvos. Sendo assim objetivou verificar a eficácia do aparelho oscilométrico, com relação ao sexo, idade e estresse antes e após exames clínicos, a fim de proporcionar um diagnóstico e um tratamento eficaz e preventivo evitando complicações futuras dessa doença. Ao aferir a pressão arterial de 40 cães de diferentes idades, sendo machos e fêmeas com aferições antes e após os exames físicos, demonstrou-se que o fator idade, aumentou a pressão em animais idosos, o sexo não apresentou diferença estatística entre machos e fêmeas, e os animais com aferição após os exames clínicos aumentou discretamente a pressão arterial. Assim, acredita-se que o método oscilométrico seja confiável, no entanto, para se obter um valor mais próximo do real sugere-se realizar varias aferições periodicamente.

Author Biographies

  • Karoline Camila Valeriano, Faculdade Dr. Francisco Maeda- FAFRAM
    Graduação em medicina veterinária
  • Aline Gomes Campos, Faculdade Dr. Francisco Maeda
    Professora Doutora do curso de medicina veterinária
  • Cleber Jacob Paula, Faculdade Dr Francisco Maeda
    Professor doutor do curso de medicina veterinária.
  • Rosangela Kiyoko Jomori Bonichelli
    Professora Doutora do curso de medicina veterinária.

Published

2017-02-16

Issue

Section

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

How to Cite

MÉTODO OSCILOMÉTRICO PARA CLASSIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM CÃES. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 122. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1715

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