MÃES DO CÁRCERE UMA ANÁLISE SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DAS MÃES E GRÁVIDAS EM PRESÍDIOS NO BRASIL
Keywords:
Mulheres, grávidas, sistema prisional brasileiro, transtornos psicológicosAbstract
Este trabalho é fruto de uma profunda reflexão sobre um problema que traz graves consequências para a base social do país, a família. As mães em condição de cárcere passam por inúmeras privações e por condições de extrema tensão psicológica o que acarreta uma série de problemas em toda a estrutura familiar. Inicialmente foi elaborada uma contextualização da mulher e o seu papel social, posteriormente apresenta-se uma discussão sobre o sistema carcerário e suas condições de operação, para enfim construir a ideia dos efeitos psicológicos do cárcere nas mães, nos filhos e na sociedade.References
ARMELIN, Bruna Dal Fiume; MELLO, Daniela Canazaro de; GAUER, Gabriel José Chittó. FILHOS DO CÁRCERE: ESTUDO SOBRE AS MÃES QUE VIVEM COM SEUS FILHOS EM REGIME FECHADO. Porto Alegre, 2010. 17f. Artigo (Artigo em Psicologia) – Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
BARATA, Germana; LIMA, Juliana Schober G. VIOLÊNCIA EXTREMA PODE TER CAUSAS BIOLÓGICAS. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (on line). Brasil, 2002.
Disponível: <http://www.comciencia.br/reportagens/violencia/vio08.htm> Acesso em Junho de 2018.
ESPINOZA, Olga. A MULHER ENCARCERADA EM FACE DO PODER PUNITIVO. São Paulo: IBCCrim, 2004.
FOUCAULT, Michel. VIGIAR E PUNIR, Editora: Vozes, p 95, 2002.
MOCELLIN, Maria Eduarda. MÃES DO CÁRCERE: OS DIREITOS DAS MULHERES E A CONVIVÊNCIA FAMILIAR EM SITUAÇÕES DE PRIVAÇÃO DE
LIBERDADE. Curitiba, 2015. 37f. Dissertação (Dissertação em Direito) – Universidade Tuiuti do Paraná.
PIAGET, Jean. A FORMAÇÃO DO SÍMBOLO NA CRIANÇA: IMITAÇÃO, JOGO E SONHO, IMAGEM E REPRESENTAÇÃO. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
Senado Federal. AVANÇOS DO MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA. Brasília, 2016.
Disponível em < http://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/pdf/obra-avancos-do-marco-legal-da-primeira-infancia> Acesso em Junho de 2018.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).