AVALIAÇÃO FISIOLÓGICA E COMPORTAMENTAL DE CÃES DURANTE BANHO E TOSA
Abstract
Este trabalho objetivou observar o comportamento e aspectos fisiológicos durante as etapas de banho e secagem em cães. Foi possível avaliar os sinais de estresse de dez cães, provenientes de um banho e tosa de Colina/SP, no repouso e durante o banho. Já a avaliação fisiológica como frequência cardíaca, respiratória e a temperatura retal, foi realizada no repouso e após o banho. Como resultado, destacou-se o momento da secagem como mais irritante e a maioria dos sinais foram exacerbados durante as etapas, sobressaindo alguns mais relevantes. A frequência cardíaca e temperatura não se distanciaram muito do referencial, apenas a frequência respiratória que apresentou um desarranjo. Pôde ser comprovado em todos os animais que, no banho e tosa, o cão está exposto a agentes estressantes. Sendo assim, essencial a compreensão e o acompanhamento médico veterinário neste processo para evitar complicações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).