ATIVIDADES E JOGOS COMO FORMA DE ENSINO

Autores/as

  • Lucineia Maria Santos FFCL - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2061

Resumen

A leitura indicada de paradidáticos enfocando habilidades matemáticas, como em “O Homem Que Calculava”, de Malba Tahan, é de grande ajuda para o ensino de Matemática e para o letramento do aluno. Este trabalho propõe-se como fonte para a prática pedagógica de Matemática, visando oportunizar ao aluno a interação com a linguagem escrita em um paradidático versando sobre questões matemáticas. Tem como objetivo principal discorrer sobre o erro em Matemática, em confronto com as diversas hipóteses de soluções para os problemas apresentados em “O Homem que Calculava”, providenciando ao aluno o contato com a leitura. Seus objetivos específicos são: discorrer sobre a aprendizagem, a leitura e o ensino de Matemática, as concepções do erro e suas potencialidades, e as aplicações possíveis da obra enfocada em atividades reais de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio do levantamento da literatura disponível em livros, publicações especializadas e sites da Internet.

Biografía del autor/a

  • Lucineia Maria Santos, FFCL - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
    A leitura indicada de paradidáticos enfocando habilidades matemáticas, como em “O Homem Que Calculava”, de Malba Tahan, é de grande ajuda para o ensino de Matemática e para o letramento do aluno. Este trabalho propõe-se como fonte para a prática pedagógica de Matemática, visando oportunizar ao aluno a interação com a linguagem escrita em um paradidático versando sobre questões matemáticas. Tem como objetivo principal discorrer sobre o erro em Matemática, em confronto com as diversas hipóteses de soluções para os problemas apresentados em “O Homem que Calculava”, providenciando ao aluno o contato com a leitura. Seus objetivos específicos são: discorrer sobre a aprendizagem, a leitura e o ensino de Matemática, as concepções do erro e suas potencialidades, e as aplicações possíveis da obra enfocada em atividades reais de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio do levantamento da literatura disponível em livros, publicações especializadas e sites da Internet.

Publicado

2017-02-16

Número

Sección

VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava

Cómo citar

ATIVIDADES E JOGOS COMO FORMA DE ENSINO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 242. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2061