PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Jogos na Educação – Aprendendo Brincando

Autores/as

  • Michele Cristina Martins da Silva Nunes FFCL
  • Pollyanna Aparecida Lima de Souza FFCL
  • Priscila Gimenes
  • Maria Madalena Gracioli FFCL

Resumen

O projeto PIBID no subprojeto de Pedagogia da FFCLde Ituverava, foi idealizado para trabalhar com os jogos na educação, possibilitando assim que os alunos aprendam enquanto se divertem e interagem com outros alunos. Para a realização desse trabalho são feitas reuniões mensais com os coordenadores do projeto, na qual as licenciandas são instruídas para a elaboração dos jogos a serem trabalhados e de como esse processo será realizado, através da confecção de jogos educativos, os alunos como parte dos jogos e com jogos adquiridos para o uso direto com os alunos. A função idealizada para o PIBID é possibilitar a aplicação da teoria aprendida na faculdade e tornando-a prática dentro das salas de aula, preparando as licenciandas para as aulas. Um dos jogos trabalhados no decorrer do ano com os alunos do 1º ano do fundamental I, foi o jogo trilha, que é um jogo de percurso, onde o aluno deve percorrer um caminho até chegar ao final, seguindo os números e as regras do jogo, utilizando um dado para direcionar a quantidade de casas a ser avançado. O jogo foi de grande importância para o aprendizado dos alunos, pois contribuiu na alfabetização, na utilização dos números e também a seguir regras.

Biografía del autor/a

  • Priscila Gimenes
    FFCL

Archivos adicionales

Publicado

2017-05-15

Número

Sección

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Cómo citar

PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Jogos na Educação – Aprendendo Brincando. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(2), 13. https://mail.nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/2789