SÍNDROME DO CÃO NADADOR – RELATO DE CASO
Resumo
RESUMO: A síndrome do cão nadador é uma afecção de filhotes caracterizada por uma dificuldade de se movimentar. Acomete em sua maioria cães, principalmente nos braquicefálicos e animais de membros curtos. Os animais apresentam má formação nas articulações fêmur-tíbio-patelar e tíbio társica, além do esterno achatado, com possível presença de sopro cardíaco inocente. Com o diagnóstico precoce pode ser feito o tratamento clínico com bandagens, acupunturas e fisioterapias obtendo-se a remissão das lesões em membros pélvicos, reversão na conformação do esterno e sopro cardíaco. Foi atendido numa clínica particular, um cão, 3 meses de idade, macho, Pitt Bull, pesando 3,7 Kg, com o histórico de abandono na rodovia, apresentava sinais de incoordenação e paralisia, animal apresentava algumas dermatites na região de pênis. Como forma de tratamento foram utilizados coletes e algemas, sem tratamento medicamentoso, obtendo melhoras e hoje anda normalmente, e sem uso de fármacos.
PALAVRAS-CHAVE: Alterações locomotoras. Filhotes. Dificuldades de locomoção. Hipoplasia miofibrilar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).