Análise Genética da Hibridação em Gatos
Palavras-chave:
Gato selvagem. DNA. Protocolo.Resumo
Trabalho desenvolvido na Faculdade Dr. Francisco Maeda, de Ituverava, SP., com o objetivo de elaborar um protocolo para análise da ocorrência de cruzamentos entre espécies de gatos doméstico e selvagem e buscar a confirmação científica dessa ocorrência, ainda não registrada no Brasil. Foram analisados os materiais genéticos de duas ninhadas de gatos com suspeita de serem resultado de cruzamento natural entre gatas domésticas com um gato selvagem. Utilizou-se dois marcadores associados ao cromossomo Y (SMCY e SRY), para identificação genética da linhagem paterna, e um marcador mitocondrial ATP6, para linhagem materna. Os resultados mostraram que os marcadores utilizados são adequados e suficientes para a confirmação ou exclusão da ocorrência de hibridação, podendo ser utilizado como protocolo para essas análises. Com o protocolo utilizado, concluiu-se que os animais em estudo pertencem à espécie doméstica (Felis silvestris catus), descartando qualquer possibilidade de hibridação com gatos selvagens brasileiros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).