AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GERMINATIVO DE SEMENTES DE Balfourodendron riedelianum

Autores

  • Karina Guollo UTFPR
  • Marciele Felippi UTFPR
  • Jean Carlo Possenti UTFPR
  • Aline Bernarda Debastiani Universidade Federal do Paraná
  • Josiane Otalakoski Ciências Biológicas pela UTFPR
  • Bruno Jan Schramm Corrêa Ciências Biológicas pela UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1669

Palavras-chave:

Fotoperíodo, Sementes florestais, Pau-marfim.

Resumo

O Balfourodendron riedelianum Engler destaca-se por sua importância econômica, paisagística e ecológica. O presente trabalho teve por objetivo identificar as melhores condições a serem adotadas para determinar o índice germinativo de sementes de pau-marfim verificando a influência do fotoperíodo e de cortes nos frutos sobre a germinação. O delineamento utilizado foi um esquema fatorial, sendo que o fator A, com dois níveis, foi a presença e ausência de fotoperído e o fator B, também com dois níveis, foi a presença e ausência de um corte em uma das extremidades do fruto. Conclui-se que os tratamentos avaliados foram eficientes no que se refere ao poder germinativo das sementes de pau-marfim e que estas possivelmente podem ser classificadas como fotoblásticas positivas.O Balfourodendron riedelianum (Engl.) Engl. destaca-se por sua importância econômica, paisagística e ecológica. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência do fotoperíodo e de cortes nos frutos sobre a germinação de pau-marfim. O delineamento utilizado foi um esquema fatorial, sendo que o fator A, com dois níveis, foi a presença e ausência de fotoperído e o fator B, também com dois níveis, foi a presença e ausência de um corte em uma das extremidades do fruto. A germinação das sementes de pau-marfim teve início no 43° dia após a instalação do teste e estabilizou-se ao 71° dia. Os fatores fotoperíodo e corte do fruto foram significativos para a germinação das sementes, contudo, a interação entre os fatores não foi significativa. Os tratamentos envolvendo o uso de fotoperíodo de 12 horas de luz e corte em uma extremidade do fruto são eficientes para promover a germinação de sementes de B. riedelianum.

Biografia do Autor

  • Karina Guollo, UTFPR
    Engenheira florestal pela UFPR, Mestre em Agronomia pela UTFPR, Doutoranda em Agronomia pela UTFPR.
  • Marciele Felippi, UTFPR
    Doutora em Engenharia Florestal pela UFSM. Professora do departamento de Ciências Biológicas na UTFPR
  • Jean Carlo Possenti, UTFPR
    Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFP. Professor do departamento de Agronomia na UTFPR.
  • Aline Bernarda Debastiani, Universidade Federal do Paraná
    Engenheira Florestal pela UTFPR, Mentre em Engenharia florestal pela UDESC, Doutoranda em Engenharia Florestal pela UFPR.

Downloads

Publicado

01.11.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GERMINATIVO DE SEMENTES DE Balfourodendron riedelianum. (2016). Nucleus, 13(2), 153-158. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1669

Artigos Semelhantes

1-10 de 351

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.