AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GERMINATIVO DE SEMENTES DE Balfourodendron riedelianum

Authors

  • Karina Guollo UTFPR
  • Marciele Felippi UTFPR
  • Jean Carlo Possenti UTFPR
  • Aline Bernarda Debastiani Universidade Federal do Paraná
  • Josiane Otalakoski Ciências Biológicas pela UTFPR
  • Bruno Jan Schramm Corrêa Ciências Biológicas pela UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1669

Keywords:

Fotoperíodo, Sementes florestais, Pau-marfim.

Abstract

O Balfourodendron riedelianum Engler destaca-se por sua importância econômica, paisagística e ecológica. O presente trabalho teve por objetivo identificar as melhores condições a serem adotadas para determinar o índice germinativo de sementes de pau-marfim verificando a influência do fotoperíodo e de cortes nos frutos sobre a germinação. O delineamento utilizado foi um esquema fatorial, sendo que o fator A, com dois níveis, foi a presença e ausência de fotoperído e o fator B, também com dois níveis, foi a presença e ausência de um corte em uma das extremidades do fruto. Conclui-se que os tratamentos avaliados foram eficientes no que se refere ao poder germinativo das sementes de pau-marfim e que estas possivelmente podem ser classificadas como fotoblásticas positivas.O Balfourodendron riedelianum (Engl.) Engl. destaca-se por sua importância econômica, paisagística e ecológica. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência do fotoperíodo e de cortes nos frutos sobre a germinação de pau-marfim. O delineamento utilizado foi um esquema fatorial, sendo que o fator A, com dois níveis, foi a presença e ausência de fotoperído e o fator B, também com dois níveis, foi a presença e ausência de um corte em uma das extremidades do fruto. A germinação das sementes de pau-marfim teve início no 43° dia após a instalação do teste e estabilizou-se ao 71° dia. Os fatores fotoperíodo e corte do fruto foram significativos para a germinação das sementes, contudo, a interação entre os fatores não foi significativa. Os tratamentos envolvendo o uso de fotoperíodo de 12 horas de luz e corte em uma extremidade do fruto são eficientes para promover a germinação de sementes de B. riedelianum.

Author Biographies

  • Karina Guollo, UTFPR
    Engenheira florestal pela UFPR, Mestre em Agronomia pela UTFPR, Doutoranda em Agronomia pela UTFPR.
  • Marciele Felippi, UTFPR
    Doutora em Engenharia Florestal pela UFSM. Professora do departamento de Ciências Biológicas na UTFPR
  • Jean Carlo Possenti, UTFPR
    Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFP. Professor do departamento de Agronomia na UTFPR.
  • Aline Bernarda Debastiani, Universidade Federal do Paraná
    Engenheira Florestal pela UTFPR, Mentre em Engenharia florestal pela UDESC, Doutoranda em Engenharia Florestal pela UFPR.

Published

2016-11-01

Issue

Section

Articles

How to Cite

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL GERMINATIVO DE SEMENTES DE Balfourodendron riedelianum. (2016). Nucleus, 13(2), 153-158. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1669

Similar Articles

1-10 of 351

You may also start an advanced similarity search for this article.