Desenvolvimento da Educação Ambiental no Contexto Escolar
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1050Palabras clave:
Desenvolvimento Sustentável. Interdisciplinaridade. Ensino aprendizagem. Formação Continuada.Resumen
A ciência e a educação são de grande importância para a compreensão da sociedade diante os problemas ambientais enfrentados. Nesse sentido, a escola tem papel fundamental, pois contribui para a formação do indivíduo e também para o desenvolvimento de valores que propiciem aos alunos a busca por novos conhecimentos e que os conduza para a preservação do meio ambiente. Dentro deste contexto, o objetivo do trabalho foi reconhecer a Educação Ambiental como parte do universo escolar não como conteúdo específico, mas que por meio da interdisciplinaridade deve se fazer presente no currículo escolar. O presente trabalho levantou tópicos abordando a importância da EA para o contexto escolar, a necessidade de capacitação dos professores e a importância do desenvolvimento de práticas ambientais na sala de aula. Foi realizada ainda uma sequência de três atividades com os alunos, a primeira atividade consistiu na realização do jogo do ecossistema no pátio da escola. A segunda atividade desenvolvida foram pesquisas na sala de informática. A terceira foi à confecção de cartazes de conscientização ambiental. Após a realização das atividades, os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa, além da observação e acompanhamento durante o desenvolvimento delas. Trabalhar a temática ambiental no contexto escolar é fundamental para a formação de indivíduos, pois promove uma relação harmoniosa destes com o ambiente, e assim, as escolas devem procurar meios para desenvolverem atividades diferenciadas, no entanto, as escolas carecem de condições estruturais e pedagógicas, e tais problemas não podem continuar sendo desculpas para a não realização das mesmas.Descargas
Publicado
2014-10-30
Número
Sección
Artículos
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Desenvolvimento da Educação Ambiental no Contexto Escolar. (2014). Nucleus, 11(2), 147-160. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1050