ESTIMATIVA DO PLASTOCRONO EM CRAMBE NAS CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DE CAPITÃO POÇO NO PARÁ

Autores/as

  • Raimundo Leonardo Lima de Oliveira Graduando da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, Capitão Poço, Brasil.
  • Layla Gerusa Souza Lima Graduando da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, Capitão Poço, Brasil.
  • Leane Castro Souza Graduando da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, Capitão Poço, Brasil.
  • Antonio Robson Moreira Graduando da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, Capitão Poço, Brasil.
  • Antonia Vanderlane Albuquerque da Costa Graduando da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, Capitão Poço, Brasil.
  • Raimundo Thiago Lima da Silva Professor Msc. da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capitão Poço, Capitão Poço, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1187

Palabras clave:

Brassicaceae, FMS Brilhante, Soma térmica.

Resumen

Objetivou-se com este trabalho, estimar o plastocrono na cultura do Crambe em duas épocas de semeadura no município de Capitão Poço no estado do Pará. O experimento foi conduzido na área experimental do Campus de Capitão Poço da Universidade Federal Rural da Amazônia, PA, onde foi realizada a semeadura em Setembro de 2013 e Janeiro de 2014 e utilizou-se a cultivar de crambe ‘FMS Brilhante’. A fim de determinar o plastocrono nos diferentes subperíodos, foram gerados, para as duas épocas, modelos de regressão considerando os seguintes subperíodos: emergência até o início do florescimento (EM-FL), emergência até o início da frutificação (EM-FRUT), emergência até a senescência (EM-SEN). Para cada época de cultivo, foi gerado uma regressão linear entre o número de nós acumulados (NN) na planta e a soma térmica acumulada (STa) a partir da emergência . O plastocrono (°C dia nó-1) foi considerado como sendo o inverso do coeficiente angular da regressão linear entre NN e STa. Diferentes épocas de semeaduras e subperíodos de desenvolvimento da cultura apresentaram valores diferentes sobre o plastocrono em Crambe. As estimativas mais seguras de obtenção de plastocrono são aquelas que levam em consideração os subperíodos compreendidos EM-FL, EM-FRUT e EM-SEN.

Publicado

2015-02-26

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ESTIMATIVA DO PLASTOCRONO EM CRAMBE NAS CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DE CAPITÃO POÇO NO PARÁ. (2015). Nucleus, 12(1), 27-34. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1187

Artículos similares

11-11 de 11

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a