PESQUISA EXPLORATÓRIA NO PONTO DE VENDA DE EMPRESAS MULTINACIONAIS SUPERMERCADISTAS DE RIBEIRÃO PRETO - SP

Autores/as

  • Alexandre Pereira Salgado Júnior Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Antonio Sergio Torres Penedo Fundação Educacional de Ituverava
  • Antônio Carlos Pacagnella Júnior Fundação Educacional de Ituverava
  • Marcio Mattos Borges de Oliveira Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.53

Palabras clave:

Marketing Socioambiental, Comportamento do Consumidor, Vendas no varejo

Resumen

Com o aumento da competitividade empresarial surgem inovações que possam tornar os produtos mais bem aceitos pela sociedade. Uma das estratégias que tem se destacado, é a da imagem da empresa socioambientalmente responsável. Sendo assim, este artigo buscou identificar se a caracterização de produtos com o denominado “selo de responsabilidade sócioambiental” exerce algum tipo de influência no processo de decisão de compra dos consumidores finais no ponto de venda. Para isto, foi realiza uma pesquisa de caráter quantitativo, no ponto de venda de duas grandes redes varejistas, por meio de questionários, em uma amostra de 324 consumidores. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores finais têm algum conhecimento sobre o tema responsabilidade socioambiental e uma parte já notou o selo. No entanto, a grande parcela destes, não consegue associá-lo a sua respectiva causa. Também verificou-se que embora considerem importante que as empresas sejam socioambientalmente responsáveis, não observam se os produtos possuem alguma coisa que caracterize este fato e poucos estão dispostos a pagar mais pela aquisição destes produtos. Aparentemente os resultados indicam que esta estratégia, abordada pelo chamado marketing socioambiental, não conseguiu surtir os efeitos almejados e novos desenvolvimentos estratégicos são necessários de modo a se atingir tais objetivos.

Biografía del autor/a

  • Alexandre Pereira Salgado Júnior, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
    Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Antonio Sergio Torres Penedo, Fundação Educacional de Ituverava
    Professor Mestre da Fundação Educacional de Ituverava
  • Antônio Carlos Pacagnella Júnior, Fundação Educacional de Ituverava
    Professor Mestre da Fundação Educacional de Ituverava
  • Marcio Mattos Borges de Oliveira, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
    Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Publicado

2008-04-25

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

PESQUISA EXPLORATÓRIA NO PONTO DE VENDA DE EMPRESAS MULTINACIONAIS SUPERMERCADISTAS DE RIBEIRÃO PRETO - SP. (2008). Nucleus, 5(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i1.53

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