A BRINQUEDOTECA E O BRINCAR NO HOSPITAL: DIÁLOGO ENTRE O LÚDICO E O TERAPÊUTICO
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.129Palavras-chave:
Desenvolvimento Emocional, Crianças Hospitalizadas, Sofrimento, BrinquedotecaResumo
O presente artigo resulta de projeto desenvolvido junto a crianças hospitalizadas por equipe constituída por docentes e discentes da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. Tem como objetivo analisar a possibilidade de minimização da angústia e do sofrimento decorrentes deste processo às mesmas por meio de atividades lúdicas e relacionais. O referido trabalho perpassa análise de políticas públicas para a infância, estudo de autores de linha psicanalítica, tais como Donald W. Winnicott e Melanie Klein e também observações e intervenções, com o apoio do método psicanalítico, em ala de pediatria. O estudo demonstra que o brincar no hospital favorece o processo de humanização e minimiza o sofrimento da criança e de seus familiares - decorrente da doença e da hospitalização - , contribuindo no processo de cura.Downloads
Publicado
24.11.2008
Edição
Seção
Artigos
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A BRINQUEDOTECA E O BRINCAR NO HOSPITAL: DIÁLOGO ENTRE O LÚDICO E O TERAPÊUTICO. (2008). Nucleus, 5(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.129