A BRINQUEDOTECA E O BRINCAR NO HOSPITAL: DIÁLOGO ENTRE O LÚDICO E O TERAPÊUTICO

Autores

  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel UNESP/Presidente Prudente
  • Fábio Camargo Bandeira Villela UNESP

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.129

Palavras-chave:

Desenvolvimento Emocional, Crianças Hospitalizadas, Sofrimento, Brinquedoteca

Resumo

O presente artigo resulta de projeto desenvolvido junto a crianças hospitalizadas por equipe constituída por docentes e discentes da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente. Tem como objetivo analisar a possibilidade de minimização da angústia e do sofrimento decorrentes deste processo às mesmas por meio de atividades lúdicas e relacionais. O referido trabalho perpassa análise de políticas públicas para a infância, estudo de autores de linha psicanalítica, tais como Donald W. Winnicott e Melanie Klein e também observações e intervenções, com o apoio do método psicanalítico, em ala de pediatria. O estudo demonstra que o brincar no hospital favorece o processo de humanização e minimiza o sofrimento da criança e de seus familiares - decorrente da doença e da hospitalização - , contribuindo no processo de cura.

Biografia do Autor

  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel, UNESP/Presidente Prudente
    Professora de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento do Departamento de Educação da FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente.
  • Fábio Camargo Bandeira Villela, UNESP
    Professor de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento do Departamento de Educação da FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

24.11.2008

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A BRINQUEDOTECA E O BRINCAR NO HOSPITAL: DIÁLOGO ENTRE O LÚDICO E O TERAPÊUTICO. (2008). Nucleus, 5(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v5i2.129

Artigos Semelhantes

21-30 de 318

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.