PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PÚBLICO POR MEIO DO CRÉDITO SUPLEMENTAR

Autores

  • Andiara de Jesus Braga Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
  • João Paulo Ciribeli Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
  • Wellington de Oliveira Massardi Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
  • Wanderson de Almeida Mendes Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0002-5667-2346

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.3860

Palavras-chave:

Orçamento Público, Créditos Suplementares, Minas Gerais.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo geral criar um índice que mensure a eficiência dos municípios face ao planejamento orçamentário das receitas e despesas anuais, e correlacioná-la com o uso dos créditos suplementares, de forma a basilar escores que meçam o grau de assertividade e consequente grau de planejamento dos municípios. Em relação à classificação metodológica, trata-se de pesquisa aplicada, descritiva, quantitativa e bibliográfica. Sobre o tratamento dos dados, utilizou-se de dados secundários obtidos do FINBRA e do TCE–M, com emprego de fórmulas, índices e a estatística descritiva. Com base nos resultados, constatou-se que 12,25% do total de 457 municípios analisados possuem um alto nível de precisão orçamentária; os municípios que apresentaram um nível baixo de precisão orçamentária, representam 10,72% do total; e 77,02% do total de municípios se encontram em um nível regular de precisão orçamentária. Pode-se concluir que, o planejamento orçamentário municipal feito de forma correta, juntamente com um conhecimento melhor por parte da gestão pode reduzir os níveis de suplementação orçamentária dos municípios.

Biografia do Autor

  • Andiara de Jesus Braga, Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
    Graduada em Administração pela FAGOC.
  • João Paulo Ciribeli, Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
    Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Misiones - UNAM, Argentina; Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, Portugal, Especialista em Gestão da Informação no Agronegócio pela UFJF e Graduado em Administração com Habilitação em Adm. de Cooperativas pela UFV. Atualmente é professor da FAGOC e Gestor Municipal de Convênios - GMC da Prefeitura Municipal de Guiricema.
  • Wellington de Oliveira Massardi, Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Governador Ozanam Coelho (2011) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Foi professor horista da Faculdade Governador Ozanam Coelho.
  • Wanderson de Almeida Mendes, Universidade Federal de Viçosa
    Doutorando e Mestre em Administração com concentração na área Pública do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PPGADM/UFV). Possui especialização em Engenharia e Gerenciamento de Manutenção e MBA Executivo em Gestão de Produção e Qualidade pela Universidade Candido Mendes (UCAM). É graduado em Administração pela Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC). Trabalhou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF SUDESTE MG e como Professor no I-Pro Instituto Profissionalizante. Membro do Núcleo de Estudos em Administração, Governo e Sociedade (N+APGS) (2017-2018). Membro da Sociedade Brasileira de Administração Pública (2018-2019). Membro do colegiado do curso de Administração da UNIFAGOC (2019 - atual).

Downloads

Publicado

30.04.2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PÚBLICO POR MEIO DO CRÉDITO SUPLEMENTAR. (2021). Nucleus, 18(1), 5-21. https://doi.org/10.3738/1982.2278.3860

Artigos Semelhantes

11-20 de 127

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)