INTEGRANDO COMUNICAÇÃO BOCA-A-BOCA E IMAGEM DE MARCA: UM ESTUDO DE CASO DA CHOPERIA PINGÜIM
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v3i1.417Palavras-chave:
Comunicação boca-a-boca. Conceito e trajetória de marca. Choperia Pingüim.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da comunicação boca-a-boca na consolidação da marca Pingüim, tradicional choperia de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil. Para tanto, foram analisados neste trabalho a comunicação boca-a-boca, o conceito de marca e suas dimensões, o valor de marca, enfatizando a contribuição para o estudo do assunto e a trajetória da marca Pingüim. Além da pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada uma pesquisa de campo, através de entrevista com um dos sócios da empresa e aplicação de questionário, com perguntas objetivas, a 54 consumidores, nos três estabelecimentos comerciais que compõem a Choperia Pingüim. Os resultados obtidos mostram que, mesmo sem nenhum investimento maciço em propagandas de marketing, seus consumidores encantados e satisfeitos com os produtos e serviços contribuíram para o posicionamento da marca no mercado, através de uma boa propaganda boca-a-boca.Downloads
Publicado
30.07.2010
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Seção
Artigos
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INTEGRANDO COMUNICAÇÃO BOCA-A-BOCA E IMAGEM DE MARCA: UM ESTUDO DE CASO DA CHOPERIA PINGÜIM. (2010). Nucleus, 3(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v3i1.417