ICONICIDADE E SUAS FUNCIONALIDADES

Autores

  • Josiane Freitas Barbosa Fundação Educacional de Ituverava
  • Cleide Aparecida Prado Fundação Educacional de Ituverava
  • Sandra Valéria Barbosa de Souza Lima Fundação Educacional de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v8i1.545

Palavras-chave:

Semiótica.Iconicidade.Imagens

Resumo

Este estudo tem como objetivo demonstrar o princípio da iconicidade em sua funcionalidade, trabalhando com a linguagem da imagem. Essa funcionalidade será apresentada através de alguns conceitos sobre a semiótica no que diz respeito à comunicação não verbal, visando à importância dos ícones contidos nas imagens sobre o tabaco. no estudo realizado fica evidente o potencial icônico dos signos não verbais e de como o elemento iconicidade garante ao enunciador a interpretação da ideia , garantindo assim a eficiência das mensagens. O trabalho em questão foi desenvolvido baseado nos conceitos teóricos de Bleiktein (1992), Pierce entre outros, e através de imagens altamente icônicas de imagens veiculadas pela internet.

Biografia do Autor

  • Josiane Freitas Barbosa, Fundação Educacional de Ituverava
    Licenciatura em Letras
  • Cleide Aparecida Prado, Fundação Educacional de Ituverava
    Licenciatura em Letras
  • Sandra Valéria Barbosa de Souza Lima, Fundação Educacional de Ituverava
    Licenciatura em Letras

Downloads

Publicado

29.04.2011

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1-10 de 14

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.