CHARGE: BRINCADEIRA EM GÊNERO (CON)TEXTUAL

Autores

  • Ana Maria Paulino Comparini FFCL / Unifran / Rede Estadual de Ensino de São Paulo
  • Maria Vilma Pontes Costa FFCL

Palavras-chave:

Charge, Gênero, Contextualização, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

A Charge é um dos gêneros trabalhados nos conteúdos de ensino de Língua Portuguesa e faz parte dos materiais didáticos utilizados em sala de aula há algum tempo. Desse modo, tomando como ponto inicial a análise da situação de produção do discurso e a intertextualidade, este trabalho busca analisar sua importância e eficácia no ensino da língua em sala de aula. Para tanto, o levantamento deste tema baseia-se em pesquisas de cunho bibliográfico, buscando-se teorias de autores renomados, além da análise de materiais didáticos e dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e suas propostas para o ensino deste conteúdo. A Charge apresenta-se como uma das ferramentas disponíveis para o ensino da língua por suas características e especificidades, por tratar determinados assuntos sob a luz do humor e permitindo, de forma alegre e prazerosa, o desenvolvimento da criatividade, da criticidade e da transformação do aluno dentro do seu contexto como ser social. Assim, este trabalho sugere que, por meio do uso da Charge, é possível desenvolver outras habilidades além da leitura, interpretação e análise morfossintática, trabalhando o lado reflexivo do aluno, o que lhe permite transformar-se em sujeito social crítico, capaz de enfrentar o mundo e de torná-lo cada vez melhor.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Paulino Comparini, FFCL / Unifran / Rede Estadual de Ensino de São Paulo
    Mestre e Doutora em Análise Linguística. Docente nos cursos de Letras e Pedagogia da FFCL Docente da Unifran e Docente Efetiva na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo
  • Maria Vilma Pontes Costa, FFCL

    Ex-aluna do curso de Graduação em Letras - FFCL

    Aluna do curso de Pós-graduação - FFCL

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Publicado

2017-05-15

Edição

Seção

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Como Citar

CHARGE: BRINCADEIRA EM GÊNERO (CON)TEXTUAL. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(2), 9. https://mail.nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/2766

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