PIBID BIOLOGIA: AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE NO FILO ARTHRÓPODA E PRODUÇÃO DE LIVROS PARADIDÁTICOS

Autores

  • Marcos Eduardo Ramos Lopes
  • Marcelo dos Santos Fernandes
  • Cristiane Pianta

Palavras-chave:

Ciências Biológicas - Programa - Práticas Pedagógicas - Livros

Resumo

O presente trabalho diz respeito a importância do pibid nas escolas e como os alunos reagiram ao programa. As atividades do programa aconteceu na Escola Estadual Capitão Antônio Justino Falleiros, localizada na cidade de Ituverava-SP, onde foi realizado o trabalho por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. O trabalho foi dividido em 2 etapas, 1° e 2° semestre de 2016. No 1° semestre objetivou-se implementar atividades de intervenção como, a uso de práticas no processo de ensino aprendizagem de zoologia, com enfoque no filo Arthropoda. O trabalho desenvolvido permitiu mudanças das atividades rotineiras, cuja os alunos eram acostumados, partindo assim para uma nova perspectiva. Uma pesquisa feita no final do projeto  revelou que a maioria dos alunos antes do projeto PIBID entrar em atividade frequentaram MUITO POUCO o laboratório da escola, e também revelou que as 3 salas atribuíram uma nota (média) de 9,6 sobre o quanto estavam satisfeitos com o PIBID (0 a 10). No 2° semestre, o trabalho teve por objetivo a produção de livros paradidáticos pelos alunos, contendo conteúdos com conceitos científicos relacionados aos animais do filo Artrópoda. No segundo semestre, o trabalho foi dividido em 2 etapas distintas entre os alunos: síntese da estória e ilustrações. Nos meses setembro e outubro foram feitas as sínteses das estórias, e nos meses de outubro e novembro, foram feitas as ilustrações.. Ao todo foram produzidos pelos alunos 3 livros: “Borboleta coruja”, “Férias de primavera” e “Escorpião estrangeiro”.

Biografia do Autor

  • Marcelo dos Santos Fernandes
    FFCL

Downloads

Publicado

2017-05-15

Edição

Seção

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Como Citar

PIBID BIOLOGIA: AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE NO FILO ARTHRÓPODA E PRODUÇÃO DE LIVROS PARADIDÁTICOS. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(2), 12. https://mail.nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/2777

Artigos Semelhantes

1-10 de 122

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.