CONTAÇÃO OU LEITURA: DOIS MOMENTOS MÁGICOS DA LITERATURA INFANTIL

Autores/as

  • Paola B. Aguiar Andrade Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Sueli Silva Gorricho Costa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1433

Palabras clave:

Aprendizagem

Resumen

O trabalho discorre sobre dois momentos de leitura apresentados para crianças do 1º estágio da Educação Infantil. Para tanto se apresenta um projeto já realizado de um Contador de Histórias e também um projeto de Leitura para subsidiar a pesquisa. O objetivo dessa pesquisa é levar as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura e ajudá-las no seu crescimento criativo e cognitivo por meio da participação dos pais e da professora regente nas questões de leitura, contação de histórias e declamação de poesias. Os procedimentos metodológicos se dão pela pesquisa bibliográfica e pelo estudo de caso, observando o seu desenvolvimento e resultados. Tudo isso mostra que o professor deve fazer uso da Literatura Infantil, de forma variada, em sala de aula ou não, pois a história contada, lida, desenhada, dramatizada, estimula a imaginação das crianças, fazendo-as pensar, indagar, tornando-as leitoras críticas e autônomas.

Biografía del autor/a

  • Paola B. Aguiar Andrade, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
  • Sueli Silva Gorricho Costa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava
    Profª Me da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, nos cursos de Letras e Pedagogia.

Publicado

2015-04-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

CONTAÇÃO OU LEITURA: DOIS MOMENTOS MÁGICOS DA LITERATURA INFANTIL. (2015). Nucleus, 12(1), 341-360. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1433

Artículos similares

41-48 de 48

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>