GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS RESPONSÁVEIS PELO INGRESSO E PERMANÊNCIA DOS TRABALHADORES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores/as

  • Priscila Maria Gregolin Patzlaff Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Airton Carlos Patzlaff Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Graciela Caroline Gregolin Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcos Roberto Pires Gregolin Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1451

Palabras clave:

Motivação, Recursos Humanos, Gestão, Trabalhador.

Resumen

O presente estudo almeja trazer uma reflexão acerca dos aspectos subjetivos que circundam a esfera organizacional de uma Instituição Federal de Ensino, analisando-se a realidade introspectiva dos colaboradores que atuam na função administrativa da educação brasileira, de modo a compreender quais os elementos capazes de satisfazer as necessidades individuais e coletivas destes trabalhadores. Para tanto, realizou-se um estudo de caso baseado na aplicação de questionários e posterior tratamento das informações, respaldando as análises subsequentes a partir de livros e periódicos científicos. Como resultado dessa pesquisa, obteve-se informações relevantes acerca de quais as variáveis em que se assentam o ingresso e a permanência dos servidores administrativos em uma organização de ensino superior do Brasil, destacando-se a remuneração e a estabilidade como fatores determinantes. Por fim, entre os propósitos desse itinerário científico, está a convicção de trazer contribuições à comunidade acadêmica e organizacional, mormente às instituições públicas de ensino superior, as quais têm sido protagonistas na alavancagem do desenvolvimento econômico, socioambiental e tecnológico nacional.

Biografía del autor/a

  • Priscila Maria Gregolin Patzlaff, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Pós-graduada (lato sensu) em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bacharel em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Airton Carlos Patzlaff, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bacharel em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Graciela Caroline Gregolin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Nutricionista pela Faculdade de Pato Branco (FADEP).
  • Marcos Roberto Pires Gregolin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Pato Branco (FADEP).

Publicado

2015-10-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS RESPONSÁVEIS PELO INGRESSO E PERMANÊNCIA DOS TRABALHADORES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. (2015). Nucleus, 12(2), 87-109. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1451

Artículos similares

1-10 de 233

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a