GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS RESPONSÁVEIS PELO INGRESSO E PERMANÊNCIA DOS TRABALHADORES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1451Palabras clave:
Motivação, Recursos Humanos, Gestão, Trabalhador.Resumen
O presente estudo almeja trazer uma reflexão acerca dos aspectos subjetivos que circundam a esfera organizacional de uma Instituição Federal de Ensino, analisando-se a realidade introspectiva dos colaboradores que atuam na função administrativa da educação brasileira, de modo a compreender quais os elementos capazes de satisfazer as necessidades individuais e coletivas destes trabalhadores. Para tanto, realizou-se um estudo de caso baseado na aplicação de questionários e posterior tratamento das informações, respaldando as análises subsequentes a partir de livros e periódicos científicos. Como resultado dessa pesquisa, obteve-se informações relevantes acerca de quais as variáveis em que se assentam o ingresso e a permanência dos servidores administrativos em uma organização de ensino superior do Brasil, destacando-se a remuneração e a estabilidade como fatores determinantes. Por fim, entre os propósitos desse itinerário científico, está a convicção de trazer contribuições à comunidade acadêmica e organizacional, mormente às instituições públicas de ensino superior, as quais têm sido protagonistas na alavancagem do desenvolvimento econômico, socioambiental e tecnológico nacional.Descargas
Publicado
2015-10-30
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Sección
Artículos
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GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: ASPECTOS MOTIVACIONAIS RESPONSÁVEIS PELO INGRESSO E PERMANÊNCIA DOS TRABALHADORES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. (2015). Nucleus, 12(2), 87-109. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1451