Abordagens sobre a Transparência em Estudos de Administração Pública no Brasil

Autores/as

  • Anderson de Oliveira Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV). http://orcid.org/0000-0003-2861-5472
  • Gislaine Aparecida Santana Sediyama Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Elizangela Lourdes de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV).

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1781

Palabras clave:

Transparência, Abordagens Teóricas, Administração Pública.

Resumen

Os debates sobre transparência tem ganhado notoriedade no meio acadêmico por revelar as necessidades de se ampliar as formas de responsabilização do governante e defender as formas de controle social. O objetivo deste ensaio é identificar e aprofundar as análises sobre transparência com base nas correntes teóricas de administração pública propostas por Andion (2012). Trata-se de evidenciar as mudanças e salientar a continuidade de abordagens teóricas sobre transparência pública. A hipótese central é a de que apesar de se observar mudanças nos paradigmas de administração públicas, há continuidade teórica nas abordagens sobre transparência predominando na concepção funcionalista do termo. No intuito de confirmar a hipótese procedeu-se revisão do trabalho de Andion (2012) com vistas a destacar os principais pontos sobre cada corrente teórica de administração pública. Em seguida, examinou-se as abordagens sobre transparência pública no Brasil, destacando-se a corrente teórica dos estudos sobre a temática e os paradigmas que lhes dão suporte. A hipótese central foi aceita, revelando que há predominância da abordagem funcionalista nos estudos sobre transparência sendo esta associada principalmente ao conceito de eficiência.

Biografía del autor/a

  • Anderson de Oliveira Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV).
    Professor do Departamento de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Gislaine Aparecida Santana Sediyama, Universidade Federal de Viçosa - UFV
    Professora do Departamento de Admministração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Elizangela Lourdes de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV).
    Professor do Departamento de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV). Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE/ES.

Publicado

2017-11-13

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Abordagens sobre a Transparência em Estudos de Administração Pública no Brasil. (2017). Nucleus, 14(2), 35-46. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1781

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