PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO ADOTADAS PELAS EMPRESAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO

Autores/as

  • Guilherme Aparecido Dias Martins Universidade de Ribeirão Preto
  • Pedro Henrique Camargo de Abreu Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Fernando Rodrigues de Amorim Universidade Estadual de Campinas
  • Leonardo Augusto Amaral Terra Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.2745

Palabras clave:

Estratégia, Competitividade, Diferenciação, Commodities

Resumen

Atualmente as organizações estão enfrentando um ambiente muito mais ágil e competitivo, exigindo novas técnicas de concorrência, novas atitudes mercadológicas e novos modelos produtivos. A estratégia de diferenciação aborda um excelente processo visando a vantagem competitiva, porém há uma grande dificuldade de aplicar esse tipo de estratégia em produtos commodities, pelo fato de serem produtos não diferenciados e pela mudança de preços, que devem se manter baixos. A metodologia utilizada consiste em um estudo de caso com entrevistas semiestruturadas, pautando em responder quais estratégias de diferenciação são adotadas pelas empresas sucroalcooleiras na busca de competitividade. A partir desse estudo, pode-se obter que as principais estratégias empregadas, não estão relacionadas a diferenciação do produto em si.

Biografía del autor/a

  • Guilherme Aparecido Dias Martins, Universidade de Ribeirão Preto
    Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade de Ribeirão Preto
  • Pedro Henrique Camargo de Abreu, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
    Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Fernando Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas
    Doutorando em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Leonardo Augusto Amaral Terra, Universidade de São Paulo
    Doutor em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor na Universidade de Ribeirão Preto e na Universidade de São Paulo

Publicado

2018-05-09

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE DIFERENCIAÇÃO ADOTADAS PELAS EMPRESAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO. (2018). Nucleus, 15(1), 319-330. https://doi.org/10.3738/1982.2278.2745

Artículos similares

1-10 de 37

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a